Origem Cigana - Dia 130 ‪#‎Gratidao‬ ‪#‎100diasdegratidao‬ - ‪#‎100happydays‬


Gratidão a todos aos meus ancestrais!

Apesar dos ancestrais serem poloneses da região certidão de casamento nos meus "bisos" é da Áustria e quando vieram ao Brasil fugidos da guerra... 
Assim, na Espanha, a pragmática de Medina do Campo do ano 1499 obrigou os Ciganos a abandonar a vida nômade. Em 1500, o mesmo ano em que entraram na Polônia e Rússia, a Dieta de Augsburgo expulsou-os da Alemanha. Em 1505 Jaime IV da Escócia concedeu-lhes um salvo-conduto e saltaram à Dinamarca. Chegaram à Suécia em 1512, e em 1514 a Inglaterra, de onde seriam expulsos, sob pena de morte, em 1563. Antes disso, na Espanha foi-lhes dado a "escolher", em 1539, entre a sedentarização ou seis anos de galeras e, em 1540, os bispos da Bélgica ordenaram a sua expulsão sob pena de morte.15
A partir de meados do século XIX, chegaram ao Brasil os Rromani do grupo Rom vindos da Boêmia, até então Império Austro-Húngaro Falavam Rromani e dividiam-se em subgrupos, nômades ou sedentários, a saber:

KALDERASH – são caldeireiros e circenses, e muitos ascenderam economicamente, tornando-se industriais. Há os que também ascenderam intelectualmente, atuando nas mais diversas profissões liberais. As mulheres costumam exercer a cartomancia. Eles mesmos se denominam ROM foresco (sedentário) e ROM dromesco (nômade). Entre eles, há também o seminômade, que ora mora em residência fixa, ora viaja e acampa. Vieram, principalmente, da Itália, Alemanha, Grécia e Rússia.

XORAXANÉ (horahané) – Por terem vindo da Turquia, são chamados de turcos, pelos outros ciganos. Muitos são músicos, outros exercem profissões liberais e são comerciantes. As mulheres são cartomantes. No Brasil, são sedentários, embora tenham sido nômades em sua origem.

MACWAIA (matchuaia) – chegaram principalmente da Iugoslávia. São comerciantes, donos de oficinas mecânicas, e algun exercem profissões liberais. As mulheres são cartomantes. Da mesma forma que os xoraxané, no Brasil são sedentários, mas em outros séculos foram nômades.

LOVARA – Estão perdendo bastante suas tradições e, normalmente, se apresentam como imigrantes italianos. Em sua origem, eram cavaleiros e tratadores de cavalos, nômades. Atualmente, no Brasil, comerciam com tapetes, sedas e veículos motorizados e são sedentários.

RUDARI – Mais raros no Brasil, são provenientes, principalmente, da Romênia. Como os subgrupos citados anteriormente, foram nômades e hoje são, em sua maioria, sedentários.

Yáskara Kalorri
A ida para a América, o século XIX e a segunda grande diáspora


Imagem idealizada de uma cigana e o seu filho, pintada por William-Adolphe Bouguereau no século XIX. 


 A vinda dos ciganos para a América correu paralelo à própria diáspora dos europeus. O incansável povo cigano empreendeu então uma nova migração. Sabe-se que Cristóvão Colombo, na sua terceira viagem, em 1498, introduziu os primeiros três ciganos que pisavam o Novo Mundo. É sabido também que a Inglaterra e a Escócia enviaram remessas de ciganos às suas colônias americanas da Virgínia, no século XVII16 e Luisiana. A prática da deportação à América foi seguida nesse mesmo século por Portugal.17 Segundo este autor, os ciganos espanhóis só podiam viajar à América com permissão expressa do rei. Filipe I decretou em 1570 uma proibição de entrada dos ciganos na América, e ordenou o regresso dos já enviados. É conhecido o caso de um ferreiro cigano (Jorge Leal) que conseguiu autorização para viajar a Cuba em 1602. Teria que esperar à autorização de 1783 para que os ciganos tivessem permissão de residência em qualquer parte do reino.

Entre final do século XVII e meados do XIX produziu-se outro movimento em direção ao oeste de uma numerosa população cigana, fugindo da escravidão ou aproveitando a sua abolição na Moldávia e Valáquia em 1860, ou como consequência do recrudescimento da perseguição na Europa ocidental (especialmente na França e Alemanha). Os ciganos emigraram à América Latina num número que, como sempre, segue sendo um mistério. Segundo Koen Peeters, a independência da Sérvia em 1878 acelerou essa saída, e as causas que explicam o novo êxodo massivo podem ser várias: "Em primeiro lugar, à pressão de assimilação de costumes; em segundo lugar, às novas possibilidades nas suas atividades laborais; e, em terceiro lugar, a motivos comuns a outros emigrantes da Sérvia, como podem ser, por um lado, a idéia de que no Novo Mundo tinham muitas possibilidades de conseguir grandes fortunas, as leis que favoreceram a imigração ou também a aparição de novas possibilidades no que diz respeito a meios de transporte".19 Também em torno de 1860, registra-se a saída de ciganos britânicos ("romnichels") e no início do século XX houve uma nova partida em massa de ciganos valáquios.

A onda migratória diminuiu com o começo da Primeira Guerra Mundial, e não voltou a reiniciar até 1989, ano em que começou a terceira grande diáspora, ainda em curso.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_povo_cigano

                                       Gratidão a todos os povos ancestrais!



Comentários

Postagens mais visitadas