COZINHAR EM MICROONDAS & NUTRIÇÃO



Li no Troll Ajuda a veganos iniciantes o que a  Íris Santos traduziu da Hervard e achei que compartilhar aqui seria interessante pra gente...


Quase todo mundo tem microondas em casa. A conveniência que eles oferecem é inegável. Mas apesar do uso difundido do microondas e dos seus relatórios de segurança, algumas pessoas têm dúvidas que persistem, como por exemplo, que esquentar comida com o microondas faz a comida ficar menos saudável, tirando-lhe nutrientes. Será que cozinhar com o microondas faz isso?
Compreender como o microondas funciona pode ajudar a dissipar as dúvidas para esta pergunta comum. Os fornos de microondas cozinham usando ondas de energia que são semelhantes às ondas rádio mas mais curtas. Estas ondas são incrivelmente seletivas, afetando primeiramente a água e outras moléculas que são eletricamente assimétricas - um fim com carga positiva e outro com carga negativa. Os microondas fazem com que essas moléculas vibrem e rapidamente criem energia térmica (calor).
Alguns nutrientes se decompõem quando são expostos ao calor, quer seja num microondas ou num forno normal. A vitamina C é o exemplo mais comum. Mas porque o tempo de cozedura de um microondas é mais curto, cozinhar com um microondas é bem melhor para preservar a vitamina C e outros nutrientes que se decompõem quando expostos ao calor.
Quanto aos vegetais, cozinhá-los em água retira-lhes algum valor nutricional porque os nutrientes acabam por de espalhar pela água de cozedura. Por exemplo, brócolis cozido perde glucosinolato, o composto que contém enxofre que pode dar aos vegetais as suas propriedades anti-cancerígenas (tal como o gosto que muitos acham característico e outros acham nojento). Será que cozinhar ao vapor será melhor para os vegetais? Em alguns aspetos, sim. Por exemplo, brócolis no vapor conseguem reter mais glucosinolato do que brócolis frito ou cozido.
O método de cozedura que melhor retém os nutrientes é aquele que cozinha rapidamente, esquenta a comida no tempo mais curto possível e usa a menor quantidade possível de líquidos. Usar o microondas vai de encontro a todos esses critérios. Usar o microondas com pequenas quantidades de água cozinha essencialmente os legumes a vapor de dentro para fora. Isso retém mais vitaminas e minerais do que qualquer outro método de cozedura.
Mas não nos vamos perder nesses detalhes. Vegetais, de qualquer forma que os prepare, são bons para você, e a maior parte de nós não come tantos quanto deveria. E o microondas? Uma maravilha da engenharia, um milagre da conveniência - e muitas vezes uma vantagem nutricional.
(se tiver gramática ou sintaxe estranha pelo meio é porque eu sou portuguesa kk)

Comentários

Postagens mais visitadas