"Valente" (Brave, EUA, 2012)



     Merida é uma princesa escocesa que foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino; porém ela tem um grande amor pelo arco e flechas, para desgosto de sua mãe. A animação traz, pela primeira vez na história do estúdio uma protagonista feminina e também é o primeiro da Disney/Pixar produzido e dirigido por mulheres, a produção é de Katherine Sarafian, e a direção, assinada em conjunto por Brenda Chapman e Mark Andrews. No Brasil a cantora teen Manu Gavassi participou da trilha sonora do filme cantando duas músicas Americanas. 

Foto: Divulgação
Até ai nada muito espetacular pois na fase que encontramos é mais que na hora o surgimento de projetos dirigidos por mulheres. Fui assistir ao filme "Valente" sem grandes expectativas. Alias, fui ao cinema com meus filhos, e la que eles  escolheram o filme.  Aceitei a dica pois sempre gostei dos filmes de animação. Me surpreendi pela protagonista Merida, ter os cabelos ruivos, cor de fogo, volumosos Lindos. Coisa que eu não achava quando tinha 10 anos de idade e tinha longos cabelos "de fogo". Madeixas vermelhas que me renderam vários apelidos, mas um que me lembro: Ferrugem igual a um menino que fazia comédia na TV  da época. Mas teve seu lado interessante. Lembro de uma menina chamada Valéria numa briga gritando comigo no outro lado da rua: - Vou cortar esse teu cabelo quando você dormir; ai quero ver o fulano gostar de você... (não lembro nome do fulano).  
Fato que o filme falou diretamente com a menina natural; as vezes no papel de Merida as vezes no personagem da mãe, a rainha Elinor.
O enredo que acontece no planalto norte da mítica Escócia não prendeu minha atenção logo no início. Mas o final compensa, lá estava eu choramingando, emocionada com conteúdos "meus" que aquelas imagens conseguiram despertar.

A mensagem que ele passa é linda. É cheia de simbolismo e magia encantadoramente leve.  Apesar de algumas cenas chamadas de violentas para crianças por alguns críticos. Eu penso que mostra o que a sociedade atual tenta nos tirar que é a capacidade naturar de reagir. 

Tão sensível que eu suponho que apenas pessoas com conteúdos internos parecidos com os tratados no longa podem se identificar. Ah, mulheres e seus filhos adolescentes deveriam assistir. Eu duvido que não emocione lembrando os anos de dedicação podem ter sido interpretados como autoritarismo e rigidez. E que o estresse do passar dos anos junto com o egoísmo dos filhos      podem a ter transformado em um "monstro". E tudo que ela queria era proteger. E como conciliar a tradição, a proteção com a ânsia de liberdade que vem junto a cada nova geração?  Coisas a refletir... 
Isso significa que você pode esperar contemplar uma bonita lição de moral,  mas não deve ficar na expectativa de um filme extremamente engraçado. 
Valeu o domingo de cinema com os meus herdeiros.

Assista o trailer: 
Ficha técnica:

Valente
Desde os tempos antigos, as histórias de batalhas épicas e lendas místicas foram passadas através das gerações pelas montanhosas e misteriosas Terras Altas da Escócia. Em ´Valente´, um conto de fadas se une à uma sombria jornada quando a corajosa Merida confronta os seus costumes, o destino e o mais feroz dos animais.
Elenco: Vozes de Kelly Macdonald, Emma Thompson, Billy Connolly, Kevin McKidd, Robbie Coltrane
Direção: Mark Andrews e Brenda Chapman
Gênero: Aventura
Duração: 100 min.
Distribuidora: Walt Disney
Classificação: Livre



Comentários

Postagens mais visitadas