AQUECIMENTO OU RESFRIAMENTO GLOBAL?


 Por decisão da Assembléia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2002, foi instituída a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS), para o período de 2005 a 2014.

 Nesse contexto, a atitude dos governos, cientistas e dos cidadãos a esse questionamento sobre o aquecimento ou resfriamento global é um ponto relevante de reflexão/ação para as gerações presentes e futuras, uma vez que já se sabe que a atual concentração de CO2 na atmosfera está muito acima dos níveis registrados nos últimos 650 mil anos (Science, 2009)!
 É necessário haver clareza no significado dessa controvérsia científica que, segundo os ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, em 2007, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC e Al Gore, defendem a tese de que há uma vinculação da temperatura global às atividades humanas. Porém, esse pensamento não é unânime.
 Outra corrente de cientistas argumenta que o planeta estará mais frio dentro de duas décadas, pois o clima é muito mais determinado por radiações cósmicas e outros fatores do que por ações humanas (Alves, 2008).
 Portanto, se nem mesmo entre os estudiosos de Meteorologia, Clima, Física etc. existe um consenso, seria inócuo, perguntarmos aos leitores:

- Qual é a sua posição nessa controvérsia científica?
Quando muito, o que poderíamos fazer e, na falta de um parecer conclusivo sobre a matéria, que, com certeza, não pode vir somente da Estatística, apontamos para a possível ocorrência de uma relação de interdependência, que a rigidez das hipóteses de cada lado, talvez, não permita enxergar.

É do nosso entendimento que essa é uma ótima oportunidade para revermos as relações sociais dentro do contexto das interações entre o meio ambiente (estar), a sociedade (ser), a economia produtiva (fazer) e a economia monetária (ter), porque aspirar a um estilo de vida norte-americano, por exemplo, seria praticamente impossível (precisaríamos de mais de cinco planetas Terra!).
O desafio hoje, de todos aqueles atores comprometidos com as questões ligadas ao meio ambiente, passa, inevitavelmente, pela Educação para a Sustentabilidade e Políticas Públicas.
Com relação às políticas públicas sobre mudança de clima, o Brasil por intermédio do Ministério do Meio Ambiente – MMA (www.mma.gov.br), tem se articulado, desde a Eco-92, quando foi o primeiro país a assinar o acordo voluntário de países em reduzir as emissões de gases nocivos, quando da Convenção da ONU sobre Mudança no Clima.
Daquela ocasião em diante, o país criou a sua Política Nacional sobre a Mudança do Clima (PNMC), instituída na Lei N. 12.187/2009 e regulamentada, recentemente, pelo Decreto N. 7.390/2010.
A Governança da PNMC está a cargo do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) e de seu Grupo Executivo (GEx).
São instrumentos da PNMC, os seguintes: Plano Nacional sobre Mudança do Clima, Fundo Nacional sobre Mudança do Clima e a Comunicação do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
O Brasil, também conta com um Forum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) e com Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação, que tinham prazo para serem finalizados até 16/04/2012. Além de estudos sobre o tema, produzidos pelo INPE e CPTEC. Como exemplo, destas produções, temos o estudo:
Mudanças Climáticas e seus Efeitos sobre a Biodiversidade Brasileira, que analisou o perfil evolutivo do clima brasileiro e formulou alguns possíveis cenários do clima nos próximos 100 anos (HTTP://www.noticias.gospelmais.com.br – acesso em: 05/04/12).
A pretensão brasileira para 2020 será de 36,1% e 38,9% de redução de emissões (redução absoluta). Vamos ver se conseguiremos atingir esta meta tão importante. Fazemos votos de que sim!



Referências
www.mma.gov.br – acesso em: 05/04/12 e 28/06/12.
www.inpe.gov.br -   acesso em: 28/06/12.
www.noticias.gospelmais.com.br – acesso em: 05/04/12.
ALVES (2008).
PEREIRA, E. C. ; CABALLERO NUNES, B. E.  Aquecimento ou resfriamento global: qual é a sua posição nessa controvérsia científica? In: EXPO-ECO, 11, Curitiba-PR: UFPR/S.A., 2009.  Banner.
REVISTA SCIENCE (2009).

Profa. Edmeire C. Pereira
Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná
Curitiba-PR/Brasil
e-mail: edmeire@ufpr.br
&
Prof. Dr. [Aposentado]  Blas Enrique Caballero Nunes
Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná
Curitiba-PR/Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas