Dor nas Costas...

Pode passar alguns dias, meses ou anos mas, de repente, sem avisar, lá vem ela de novo, a dor nas costas!
Todo mundo. Cerca de 80% da humanidade tem, ou já teve, dor nas costas. Isso quer dizer: 8 em cada 10 pessoas têm esse incômodo.
Pesquisas mostram que é a segunda causa de afastamento de operários do trabalho. As dores da coluna cervical atingem mais mulheres e a lombar dos homens. A idade mais comum de ocorrência é de 30 a 55 anos, período de maior produtividade.
Muitos são os problemas de coluna vertebral e entre os de maior incidência, pode-se citar o lumbago ou dor nas cadeiras (dor nas costas, na altura da linha dos rins), a hérnia de disco (deslocamento total ou parcial em diversas direções de um dos discos intervertebrais, seguido de dores cervicais, dorsais ou lombares, conforme a sua localização) e muitos outros motivos, como por exemplo artrite, esforços musculares desmedidos, exercícios físicos bruscos, golpes recentes ou antigos, alimentação com excesso de gordura etc. Seja qual for o problema, o doente precisa com urgência procurar um médico para a identificação precisa das causas e o tratamento. Algumas medidas auxiliares se não chegam a solucionar o problema em si, podem aliviar totalmente os seus sintomas.
Vão elas:
O peso pode ser um problema, então; Emagreça o quanto antes! A acupuntura é um método natural de grande eficácia. Exercícios físicos e dieta alimentar, orientada por médico, geralmente dão bons resultados. Não faça por conta!
Quando a dor é no pescoço com irradiação para os braços, evite ficar deitado. Quando a dor é na cintura com irradiação para as pernas, evite ficar sentado.
Com dor de cabeça ou na coluna cervical evite dirigir automóveis e, principalmente, fazer manobras de marcha-a-ré, ou qualquer movimento que possa torcer a coluna.
Geralmente a dor altera o humor e para quem já é propenso, piora a depressão. Na linha psicossomática, (simplificando) diríamos que a pessoa está carregando situações pesadas demais e além do que está podendo agüentar; claro considerando que, com tensão de qualquer natureza geram contração muscular. Se estiver com dor forte e nervosa, relaxe na medida do possível. Não veja TV, não vá ao cinema e não leia. Relaxe e durma.
Na hora de dormir se estiver doendo, coloque um calor local, que pode ser: Compressas quentes: dobrar uma toalha de forma que fique com as dimensões necessárias para cobrir a região a ser tratada e mergulhá-la em água fervendo por alguns minutos. Com as mãos protegidas, torcê-la, envolvê-la numa flanela e aplicá-la corretamente, não deixando que forme dobras nem escorregue. Cobrir com uma tolha seca e um cobertor. Esta compressa que atenua as dores e os espasmos, pode ter sua ação intensificada, aplicando-se sobre ela um saco de água quente ou um cobertor elétrico. Mas tome cuidado para não queimar-se.
Com dor, não carregue pastas, malas e não levante peso do chão.
Massagens: Através de um exame acurado um profissional determina se pode receber a massagem e o tipo que deve ser adequado à pessoa em particular. Nada de torcer e apertar a coluna, violência com o corpo, só é prejudicial. Cuidado, na hora da dor cometemos loucuras, procure um especialista. No caso de lombalgias, deve-se verificar sobretudo o estado em que se encontram as articulações vertebrais, de onde muito freqüentemente irradiam-se as dores.
Ginástica: depois de procurar o médico você vai receber as orientações necessárias em termos de ginástica a ser praticada. Em geral os exercícios físicos, desde que não haja complicações mais sérias, são fundamentais para a solução desse tipo de distúrbio. O alongamento com orientação e a Fisioterapia são recomendados.
Alho: tintura - misturar 10% de alho com 90% de álcool canforado, deixando macerar por mais dez dias. Mexer bem de vez em quando e depois guardar em uma garrafa hermeticamente fechada, para que o líquido não evapore. Friccionar os pontos doloridos para obter alívio imediato.
Não force. Se está doendo faça repouso e procure fazer um relaxamento muscular. RESPEITE A DOR. A DOR É UM AVISO QUE ALGUMA COISA NA COLUNA NÃO ESTÁ BEM. Continua doendo? Procure um bom Ortopedista...

Comentários

Postagens mais visitadas